Microsoft já começou a matar a Cortana no Windows 11.

Se houvesse uma lista de aplicações que os utilizadores raramente utilizavam no Windows 11, a aplicação Cortana estaria facilmente no topo da lista. Felizmente, a Microsoft está a resolver esse problema ao eliminar a aplicação Cortana no Windows 11. De facto, quanto menos tralha melhor.

A Microsoft tinha confirmado que a Cortana deixaria de existir como uma aplicação autónoma no Windows 11 no final deste ano. Agora, dois meses depois, esta empresa está a descontinuar a aplicação Cortana através de uma atualização na Microsoft Store. No entanto, apenas os Windows Insiders nos canais Dev e Canary estão a receber a atualização. Pelo menos por enquanto. Ainda assim, a Cortana provavelmente deixará de funcionar em outros canais nos próximos dias e, eventualmente, deixará de funcionar para todos no final deste mês. Não está claro se a aplicação ainda chega na próxima atualização do Windows 11 23H2. Provavelemnte será lançada em setembro ou outubro deste ano.

Ao abrir a aplicação após concluir a atualização, os utilizadores são recebidos com uma mensagem de boas-vindas que diz: “Cortana no Windows como uma aplicação independente está obsoleta”. Existe um botão Saiba mais logo abaixo da mensagem, clicando no qual irá levá-lo para a página de suporte da Microsoft que descreve como esta alteração irá afetar os utilizadores.

Conforme explicado pela Microsoft, a alteração só afeta a Cortana no Windows. A Cortana no Outlook mobile, Teams mobile, Microsoft Teams display e Microsoft Teams Rooms continuará a existir até que, é claro, a Microsoft a decida matar nessas versões também.

O outro plano da Microsoft:

A Microsoft já tem o Windows Copilot configurado para substituir a Cortana e se tornar a plataforma de assistência de IA centralizada para o Windows 11, embora a empresa tenha inicialmente negado que o Copilot substituiria a Cortana quando lançou o Copilot movido a Bing Chat para o sistema operativo. Embora o Windows Copilot ainda não seja tão bom como poderá ser, é muito melhor do que o que Cortana.

A Cortana fez uma grande entrada no Windows Phone 8.1 em 2014. Mas mesmo com a empresa a empurrá-la para quase todo o lado, não conseguiu competir com assistentes digitais rivais como a Siri, a Amazon Alexa e o Google Assistant. Também não teve muito sucesso nos computadores de secretária. Com o anúncio do Windows 11 em 2021, a Microsoft revelou que a Cortana não seria mais incluída na experiência de inicialização do Windows 11. Para além disso não fica na barra de tarefas. Entretanto a empresa levou mais alguns anos para finalmente começar a matar o aplicativo Cortana no Windows 11 para sempre.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Estudantes com Win10 vão pagar 1 dólar no 1º ano de licença para prolongar atualizações de segurança.

Microsoft Edge foi atualizado e está ainda mais rápido do que as versões anteriores.

Como terminar rapidamente a sessão de outro utilizador no Windows 10.