Windows 10 chegou ao fim! Microsoft confirma a build 22H2 é a última.
O Windows 10 era, supostamente, a última versão deste sistema a ser lançada para os utilizadores. Isso já foi diversas vezes provado como um erro e agora tem mais uma confirmação. A Microsoft confirmou que a build 22H2 é a última e que o Windows 10 não vai receber mais novidades.
O processo de migração para o Windows 11 já foi iniciado, levando a que os utilizadores mudem do Windows 10 para esta nova versão. Este é uma tarefa que ainda via demorar alguns anos, mas que tem já uma data bem definida para terminar, o dia 14 de outubro de 2025.
Agora, e para colocar mais um peso formal nesta decisão e nesse momento, a Microsoft revelou mais sobre o fim programado para o Windows 10. Anunciou que a build 22H2, a última a ser lançada, foi a última para este sistema e que não vão existir mais atualizações no futuro.
Conforme documentado nas páginas do ciclo de vida do Windows 10 Enterprise e Education e do Windows 10 Home e Pro, o Windows 10 chegará ao fim do suporte em 14 de outubro de 2025.
A versão atual, 22H2, será a versão final do Windows 10 e todas as edições vão permanecer com suporte com lançamentos mensais de atualização de segurança até essa data.
As versões LTSC existentes continuarão a receber atualizações além dessa data com base nos seus ciclos de vida específicos.
De forma clara, e ao revelar que não vão existir mais atualizações para este sistema, a Microsoft mostra também o que será o futuro. Não vão chegar mais novidades a este sistema e todo os esforços da empresa vão estar focados no Windows 11 e nos seus desenvolvimentos futuros.
Ainda assim, e como esperado, a Microsoft não vai abandonar este sistema de forma imediata. Vão continuar a ser garantidas todas as atualizações mensais de segurança, bem como as necessárias correções que venham a surgir ao longo do tempo, até ao dia 14 de outubro de 2025.
O esforço dos utilizadores e das organizações deve agora ser focado na migração do Windows 10 para a versão seguinte. Ainda existe muito tempo até ao final de 2025, o que permite preparar uma transição suave e livre de problemas.
Comentários