Windows: Quer atualizar gratuitamente para o SO? Ainda é possível, saiba como.
A oferta de atualização gratuita para o Windows 10 oferecida pela Microsoft foi encerrada há seis anos já estamos na era do Windows 11, inclusive, mas parece os servidores de ativação do Windows não têm essa informação.
Dessa forma, usuários de Windows 7 e Windows 8.1 ainda podem solicitar o upgrade gratuito para o Windows 10, de forma oficial e sem fazer nenhuma “gambiarra” para isso.
Fim do suporte a versões mais antigas do Windows:
Uma atualização para o Windows 10 ou mesmo o Windows 11 se faz ainda mais importante, pois a Microsoft já anunciou o fim do suporte a versões do Windows inferiores à 10 no mês que vem.
Também é possível adquirir a licença do Windows 10 Pro caso você possua uma chave de produto de edições business do Windows 7, 8 ou 8.1 (Pro/Ultimate). Vale salientar que o passo-a-passo também serve para atualizar seu PC para o Windows 11, embora PCs mais antigos possam não conseguir receber o OS atual da Microsoft por não atender os requisitos mínimos, como possuir o recurso de TPM na placa-mãe.
Como realizar upgrade para o Windows 10 em um PC antigo:
Antes de mais nada, certifique-se de estar rodando uma versão genuína e ativada do Windows 7 (Home, Pro ou Ultimate), 8/8.1 (Home ou Business). Na sequência, verifique o seguinte.
Verifique se há atualizações de driver recentes, especialmente para hardware de rede e armazenamento.
Baixe e instale todas as atualizações de BIOS disponíveis para o seu hardware esta etapa é especialmente importante para sistemas que foram originalmente projetados em 2017 ou antes, quando os fabricantes de hardware ainda estavam resolvendo problemas com o Windows 10.
Faça backup de seus arquivos de dados em disco rígido externo ou armazenamento em nuvem (ou ambos). Considere fazer backup completo do sistema em disco rígido externo usando o programa de backup do Windows 7, que também está disponível no Windows 8.x e Windows 10. Basta executar o comando Sdclt.exe no Executar e escolher a opção Criar imagem do sistema.
Desinstale temporariamente qualquer antivírus de terceiros e os utilitários de sistema de baixo nível que podem interferir na atualização. Você pode reinstalar esses programas após a conclusão da atualização.
Desconecte todos os dispositivos externos desnecessários, especialmente unidades flash USB (como PENDRIVE's) e discos rígidos externos (vários erros comuns de instalação podem ser atribuídos ao programa de instalação sendo confundido por essas unidades adicionais).
Tudo pronto, é hora de baixar o Windows 10 neste link e clicar em Download. Após, clique no executável para rodar a Media Creation Tool. Se você baixou a Media Creation Tool na máquina que planeja atualizar – e se planeja atualizar esse PC e apenas esse PC -, você pode escolher a opção Atualizar este PC agora.
Essa opção instala a versão mais recente do Windows 10. Normalmente, leva cerca de uma hora, dependendo de seu hardware (ter um SSD como unidade do sistema é a melhor maneira de acelerar o processo).
Se você sabe que deseja atualizar para o Windows 10 em mais de um PC ou se deseja apenas mais flexibilidade caso a atualização instantânea falhe, escolha a segunda opção e salve os arquivos de instalação em um PENDRIVE ou como ficheiro ISO.
O download demora um pouco, mas quando estiver concluído, você pode executar o programa de instalação do Windows manualmente para instalar o Windows 10 em qualquer PC executando qualquer versão compatível do Windows. As etapas exatas dependem de qual opção de download você escolheu:
Insira o PENDRIVE recém-criado no PC que deseja atualizar. Em seguida, abra o Windows Explorer e clique duas vezes em Setup para instalar o Windows 10. Observe que você não pode inicializar a partir da unidade recém-criada para executar atualização para o Windows 10. Você deve executar o programa de instalação do Windows 10 da sua cópia atualmente instalada e ativada do Windows.
Ficheiro ISO: Após a conclusão do download, você precisa de montar o ficheiro ISO e abri-lo em uma janela do Windows Explorer. Em PC com Windows 8.1 em diante, você pode clicar duas vezes no arquivo ISO para abri-lo como unidade virtual. Em PC com Windows 7, você precisará instalar um utilitário de terceiros, como o WinCDEmu ou Daemon Tools. Depois de montar o arquivo ISO, clique duas vezes em Setup para iniciar o processo de instalação.
Em seguida, basta seguir as instruções para concluir a atualização para o Windows 10. Não será solicitada uma chave de produto e, quando a atualização for concluída e você estiver conectado à Internet, você terá uma licença digital válida para o versão mais recente do Windows 10, que você pode confirmar ao acessar a Definições > Atualização e segurança > Ativação. Todos os seus aplicativos e ficheiros de dados estarão disponíveis.
A licença digital está associada a esse dispositivo específico, o que significa que você pode reformatar o disco e realizar instalação limpa da mesma edição do Windows 10 a qualquer momento (se você está pensando em atualizar sua unidade de sistema antiga para um SSD, execute a atualização para o Windows 10 no hardware antigo; após confirmar que a nova versão do Windows 10 está ativada corretamente, instale o SSD e restaure a partir de imagem de backup ou inicialize a partir do PENDRIVE para fazer instalação limpa. Você não precisará de chave de produto e a ativação é automática)
Se você aproveitar esta atualização para o Windows 10, a licença resultante é válida? Toda a oferta de “atualização gratuita” nunca foi totalmente clara, o que também acontece com relação à oferta atual.
A questão é se a Microsoft desativará o código em seus servidores de ativação que dispensam licenças digitais após atualização de versão anterior do Windows. Por enquanto, o processo funciona.
Comentários