Atenção se tem uma conta Microsoft para o Windows ou Office!

Se utiliza produtos Microsoft como o Windows 10, Windows 11, Outlook ou Word então tem de estar atento a uma ameaça perigosa. Trata-se na prática de phishing que está a atacar mais do que nunca os utilizadores destes sistemas, sobretudo porque se dirigem a contas Microsoft. Assim se conseguirem aceder a esses dados podem facilmente ficar a controlar todos os serviços que temos associados à nossa conta. Uma empresa analisou o número de ataques aos utilizadores desta plataforma em 2021 e as conclusões são assustadoras no que diz respeito às pessoas que têm uma conta Microsoft para o Windows ou Office.

Atenção se tem uma conta Microsoft para o Windows ou Office!

De facto, a empresa Atlas VPN elaborou um estudo e chegou à conclusão que a Microsoft está a ser alvo de um número recorde de esquemas de phishing. As temáticas abordadas são sempre o Windows 11, Windows 10, Outlook e Word, uma vez que são dos produtos mais utilizados. De facto, até conseguem bater os esquemas a envolver o WhatsApp, PayPal e Amazon. Na prática 36% das ameaças utilizam o nome da Microsoft para tentarem enganar os utilizadores e o pior de tudo é que há pessoas a cair nisto.

Neste momento a maioria das pessoas já sabe em que consiste um esquema de phishing.

No entanto, se não está a par, é uma ameaça em que uma pessoa se faz passar por outra. Isto para tentar obter dados como nomes de utilizador, passwords e outras informações. Para que tenha sucesso são utilizadas várias abordagens. Ou que ocorreu um ataque e é necessário confirmar-se uma informação, ou então que uma determinada conta deixou de estar atualizada e é necessário seguir-se um link para que tudo continue a funcionar.

Mas há outro aspeto muito curioso. É que logo a seguir à Microsoft há outra coisa que faz os ataques de phishing terem sucesso. É a utilização de serviços de streaming ilegal como chamariz.

A utilização destes serviços aumentou devido à pandemia de coronavírus já que as pessoas que estiveram em casa precisaram de algo para se entreter. Assim recorreram, em alguns casos, a sites ilícitos para aceder ilegalmente a filmes e outros conteúdos de graça.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Estudantes com Win10 vão pagar 1 dólar no 1º ano de licença para prolongar atualizações de segurança.

Microsoft Edge foi atualizado e está ainda mais rápido do que as versões anteriores.

Como terminar rapidamente a sessão de outro utilizador no Windows 10.