Windows Defender: Microsoft vai proteger todos os dispositivos!
A Microsoft tem estado a trabalhar num Microsoft Defender para o Windows 11, Windows 10, macOS, Android e iOS. É a verdadeira definição de um sistema multiplataforma que só é possível graças à utilização de componentes web que dão aos utilizadores proteção antívirus, análise de malware, phishing e ainda nos alerta para as passwords comprometidas. De acordo com a Microsoft, a nova app chega com uma dashboard personalizada onde podemos ver o estado de segurança de todos os dispositivos e isto é realmente importante. É que nos tempos que correm temos mesmo de estar atentos a tudo o que se passa e em todos os equipamentos!
Windows Defender: Microsoft vai proteger todos os dispositivos!
Esta app é de facto a grande aposta da Microsoft para este ano. Prova disso é que até lançaram uma versão preview antes do que estava calendarizado. Esta versão inicial acabou por confirmar o que vamos poder encontrar nesta app assim que ela chegar a todos os insiders.
De acordo com os testes efetuados pelo site Windows Latest que já deitou a mão a esta versão é possível fazer login na app com contas pessoais da Microsoft. Entretanto neste momento ele não funciona fora dos Estados Unidos e a maioria das funções ainda não estão disponíveis.
Olhando para as referências ao nível de código esta versão preview tem o nome de código Gibraltar e já estava disponível para colaboradores Microsoft há algum tempo.
Entretanto esta nova app não vai substituir o Microsoft Defender que atualmente está disponível no Windows. Isto porque só dá resposta a um número mais básico de ameaças. Talvez seja mais uma dashboard de controlo, ou se preferirem, um centro de controlo do que propriamente uma solução antivírus.
O Windows Defender preview deixa-o aceder com qualquer conta. Para além disso podemos adicionar com facilidade outros elementos da família e obtermos uma visão geral da segurança de outros dispositivos que estão ligados. Entretanto é possível convidar elementos da família através de códigos QR.
Entretanto a interface é mais poderosa nos dispositivos que correm Windows. No entanto, nos outros também é possível aceder a alertas para passwords comprometidas e malware.
O novo Defender ainda não tem uma data de lançamento oficial. No entanto, vai chegar ao Windows 10 e Windows 11 nas próximas semanas ou meses.
Comentários