Agora já pode ter menus de acrílico no Windows 10!

Quando a Microsoft não faz aquilo que nós queremos há sempre alguém que faça. Foi exatamente isso que se passou com uma nova app que nos permite ter menus de acrílico no Windows 10 de modo a transformarmos a experiência visual deste sistema operativo. É algo que já está presente no Windows 11 e que na prática permite ver o fundo através dos diferentes menus.

Agora já pode ter menus de acrílico no Windows 10! Veja como!

Se estava desesperado para ter este aspeto do Windows 11 no Windows 10 então tudo acaba de ficar mais simples. Isto deve-se a uma aplicação chamada AcrylicMenus. Está disponível de forma gratuita no Github e funciona realmente bem. De facto é só instalarmos e já está. O melhor de tudo é que transforma praticamente todos os menus de contexto do Windows 10.


É verdade que para já esta app é experimentar e ainda pode contar alguns bugs. No entanto, do que vi não detetei nada de especial.

É curioso que nos últimos tempos os programadores andam muito focados em melhorar diversos aspetos dos sistemas operativos da Microsoft. Se a opção acima se destina ao Windows 10, também há outras novidades para o Windows 11.

A barra de tarefas do Windows 11 não suporta drag e drop. Ou seja, não podemos arrastar um ficheiro para uma app que esteja na barra de tarefas para o abrirmos como acontecia com o Windows 10. Apesar de isto parecer uma coisa menor faz confusão a muitas pessoas. Afinal de contas habituámo-nos a isto durante muito tempo. Agora graças a uma app esta função muito pedida para a barra de tarefas do Windows 11 está de volta!

App resolve o grande problema da barra de tarefas:

A app Windows 11 Drag & Drop to the Taskbar (Fix) resolve o problema e adiciona esta funcionalidade. Fica ativa em segundo plano e tem uma grande vantagem. É que não muda quaisquer chaves de registo. Aliás pode apenas alterar uma mas apenas se escolhermos o arranque automático. Para além disso não injecta DLLs em quaisquer outros processos. Ou seja, acaba por ser uma solução muito isolada, segura e portátil.

O programa deteta se estamos a pressionar o botão direito ou esquerdo do rato e verifica por cima de que aplicação temos o rato por cima. Se o cursor ficar na mesma área durante um número determinado de milisegundos simula a combinação Win+T e as setas de forma a restaurar a janela pretendida. Tudo isto é feito através de um método bastante complicado. No entanto, não nos apercebemos de nada. Esta aplicação suporta múltiplos ecrãs, arranque automático e tem muitas opções de configuração. Se a quer instalar agora mesmo saiba que está disponível aqui.

A barra de tarefas foi algo que deu muito que falar no Windows 11. Isto porque a Microsoft fez desaparecer muitas funções importantes. O passar a barra de baixo para cima ou para os lados ainda é como o outro. Agora ter tirado algumas funções como a resolvida por esta aplicação foi sem dúvida uma grande falha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Estudantes com Win10 vão pagar 1 dólar no 1º ano de licença para prolongar atualizações de segurança.

Microsoft Edge foi atualizado e está ainda mais rápido do que as versões anteriores.

Como terminar rapidamente a sessão de outro utilizador no Windows 10.