Windows 10 21H2: atualização contra ransomware na base de segurança.
A Microsoft lançou a versão final das configurações básicas de segurança para o Windows 10 versão 21H2. Esta atualização foi disponibilizada através do Microsoft Security Compliance Toolkit.
Segundo o consultor de segurança da empresa, Rick Munck:
"Esta atualização de recursos do Windows 10 traz poucas novas configurações de política. Uma configuração foi adicionada a esta versão para restrições de instalação do driver de impressora (que também foi adicionada à versão do Windows 11). Além disso, todas as configurações do Microsoft Edge Legacy foram removidas."
Proteção contra ransomware:
O destaque da nova atualização da linha de base de segurança do Windows 10 é a implementação da proteção contra adulteração como uma funcionalidade ativada por padrão (o mesmo foi feito há 2 meses no Windows 11). A Microsoft recomenda aos usuários do Windows que ativem o recurso de proteção contra adulteração do Defender for Endpoing para proteger seus computadores de ataques de ransomware operado por humanos.Com o novo recurso ativado, as tentativas de alterar os valores de segurança padrão do Microsoft Defender Antivírus serão bloqueadas automaticamente. Dessa forma, quando o invasor tentar alterar o registro, cmdlets do PowerShell ou políticas de grupo, ele será bloqueado.
- O novo sistema de bloqueio contra ransomwares dará aos hackers um trabalho consideravelmente mais desafiador ao tentar burlar a proteção. São eles:
- Desative a proteção contra vírus e ameaças
- Desative a proteção em tempo real
- Monitoramento de comportamento de desligamento
- Desative antivírus (como IOfficeAntivirus (IOAV))
- Desative a proteção fornecida pela nuvem
- Remover atualizações de inteligência de segurança
- Desativar ações automáticas em ameaças detetadas
Comentários